top of page
Região Centro
Grutas da Moeda
Grutas de Mira de Aire
Estas grutas foram descobertas em 1971 por dois caçadores que andavam a perseguir uma raposa. A curiosidade levou-os a explorar o algar em toda a sua extensão e encontraram uma sala, que ficou conhecida por, “Sala do Pastos”, que está repleta de formações calcárias. Durante dois meses os dois homens continuaram a cavar as estreitas fendas que levaram à primeira caverna, e pouco a pouco as restantes salas e galerias foram descobertas e hoje estão incluídas no percurso visitável.
Grutas da Lapa

As Grutas da Lapa situam-se em Torres Novas, na aldeia de Lapas. Situadas a 2km da cidade, sob as casas e ruas típicas encontra-se este labirinto de galerias e tuneis escavado na rocha. As grutas são um conjunto de túneis subterrâneos que foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1943. A utilização inicial destas grutas era residencial/funerária e ao longo dos tempos serviu para arrecadação, adegas e currais aos habitantes da aldeia.

As Grutas de Mira de Aire são a junção de três grutas, a Gruta da Pena, a Gruta dos Moinhos Velhos e a Gruta da Contenda. Juntas, estas formam uma rede de galerias subterrâneas que se estende até 11km, sendo que apenas 600 metros estão disponíveis para a visita turística. Estas grutas constituem um dos principais sistemas subterrâneos do Maciço Calcário Estremenho. Esta região é caracterizada por não ser atravessada por nenhum rio, pois a água das chuvas infiltrasse nas fendas da rocha ao invés de escorrer e originar rios. Uma vez que o calcário se dissolve com a água, esta forma variadas formações, como marmitas, cristas aguçadas e pedestrais. Uma outra caraterística desta região, e das demais regiões calcárias é a existência de depressões fechadas e também o fundo coberto por solos argilosos vermelhos

bottom of page